AGOSTO PARTE 01 - 2017
Viagem ao Sítio do futuro
Parte 01
Quinta.24/08
Iniciamos a nossa viagem para o Sítio em dois carros. Já saímos de Salvador muito animados pelas experiências que sabíamos que viriam.
Estávamos em 5 em um dos carros, Ruhana, Catarina, Amanda, Léo como motorista e Thaís de copilota e encontramos os professores que estavam há muito nos esperando para tomar um café em Feira de Santa. Mais 3 horas de viagem após o café e nos deparamos com o sítio do futuro, ainda um pouco escondido a noite e nos encaminhamos para a fazenda onde dormiríamos. Organizamos as comidas, confraternizarmos um pouco e fomos nos deitar e ter um boa e leve noite de sono
Sexta 25-08
Acordamos na sexta, às 7:30 e iniciamos uma atividade física leve por conta da chuva. Após o exercício, um café delicioso de fazenda, com direito a bolo, cuscuz, café, suco, pão e muitas frutas.
Após o café, fomos conhecer a obra da escola.
Em uma cota mais alta , com vista para as montanhas e para a área de beira Rio reflorestada pelos professores, a casa/escola está sendo construída na lógica da reutilização, da reciclagem e da permacultura, de forma sustentável. Poços de armazenamento de água da chuva (um com 30 e outro com 50 mil litros), fossa baseada na evapotranspiração(que ajudamos a montar organizando as pedras do próprio local), banheiros secos, Adobe, solo-cimento, garrafas de suco de uva reaproveitadas para a entrada de luz, cobogó, e muitas, muita área verde.
Após entendermos essas lógicas construtivas aplicadas, fomos meditar à beira do rio reflorestado. Ao fim da meditação cantamos a música (terra) e sentimos uma leve chuva q durou apenas o tempo da música.
Voltamos à fazenda, agradecemos ao nosso alimento e comemos baião de dois, salada e farofa de soja. Seguimos para o nosso momento do descanso, acordamos no horário combinado (aprendizado de tempo do grupo) e fomos assistir a aula sobre permacultura com o professor Emerson, que nos mostrou uma entrevista sobre uma Ecovila em Goiás um pequeno vídeo: como os lobos mudam os rios, o vídeo florestas e homens (destruímos o essencial para produzir o supérfluo), além de analisarmos partes do texto laudato si, alguns gráficos sobre o aumento do consumo de CO2, e entendermos essas mudanças associadas às correntes marítimas e de vento. Essa foi a primeira parte da aula, que ficou para ser terminada na manhã do dia seguinte.
Após a aula, caminhamos até a porteira da fazenda (2,5km de ida e 2,5km de volta, momento importante de interação entre todos ao compartilhar experiências.
Voltamos da caminhada e meditamos à luz do luar. Uma meditação que nos conectou com animais e histórias profundas.
Fomos tomar banho e nos reunimos para tomar uma sopa de feijão, com pão de forno e omelete
Nos reunimos todos em um dos quartos e demos início à oficina do eneagrama, trabalho com leveza, mistério e descobertas que ficaram para que cada um buscasse aprofundar e fomos nos deitar para conseguir aproveitar bem o dia seguinte...
0 comentários:
Postar um comentário