Escola de Sustentabilidade Integral

~ aulas encontros 2016 terra mirim

Encontros de NOVEMBRO/2016



Sexta a noite recebemos a visita de Stella Barros, estudiosa de Teosofia, que assistiu conosco um vídeo onde Jill Bolte Taylor (neurocientista americana) relata sua experiência com o lado direto do cérebro. O tema discutido na noite foi a intuição.

Sábado de manhã, após a chega em Terra Mirim, cada membro da Escola se integrou a uma atividade prática que estava ocorrendo no local, entre elas a limpeza e arrumação de alguns espaços e preparo de um banho de ervas no Templo do Fogo. De tarde tivemos uma roda de diálogo no espaço da Escola Ecológica com alguns membros da Terra Mirim. A princípio sobre as atividades ocorridas ao longo de alguns anos ali, envolvendo crianças de comunidades do Vale do Itamboatá, e as futuras atividades possíveis a serem realizadas naquele local. A discussão se estendeu para assuntos diversos: desafios de sustentabilidade, questões políticas e sociais, comunidades alternativas, etc.

Sábado a noite ocorreu na Terra Mirim o rito da Lua. Neste rito de purificação, os participantes se conectam com seu animal de poder através de algumas dinâmicas específicas que foram conduzidas pela xamã Alba Maria. Alguns membros da Escola se integraram participando juntamente com outros brasileiros e estrangeiros que estavam hospedados realizando uma jornada xamânica.

Domingo de manhã o grupo se juntou na Casa das Artes para partilhar esta experiência. Também fizemos uma caminhada para conhecer as áreas de reserva da Terra Mirim e algumas áreas de futura expansão da comunidade. 

(por Lays Britto)


Partilha sobre a cabana de purificação no ritual da lua minguante.

A ida, mais uma vez, à Terra Mirim nos deu a oportunidade de conhecer melhor essa comunidade alternativa e suas inspiradoras práticas, particularmente uma que favorece o que é chamado de "busca da visão", que desenvolve a intuição. Tive o prazer de participar pela manhã da construção da cabana que foi usada à noite pelo grupo. Em um ritual simples, silencioso e muito cuidadoso, praticado dois a dois, colocamos cobertores para cobrir a estrutura permanente de varetas sólidas amarradas, que está próxima ao templo do fogo. Sob a supervisão de Savanah, cobrimos toda a cabana em duas camadas de cobertores e depois quatro pessoas trouxeram uma imensa lona plástica para cobrir toda a cabana para protegê-la da chuva. À noite, após a cantoria em torno da fogueira, foram colocadas pedras quentes vindas dessa no centro da cabana e em torno delas sentaram-se mais de 20 pessoas, em círculo. Quando foi jogada água sobre as pedras subiu o vapor e a cabana tornou-se o que se chama de "sauna sagrada" em outros espaços. No ritual, éramos estimulados a evocarmos nosso "animal de sabedoria" e recebi alegremente meu pavão, que me acompanhou durante todo o ritual, que ao todo durou cerca de 3h. O escuro total dentro da cabana, o calor e os sons coletivos permitem  um mergulho em um espaço não convencional, onde a mente se aquieta e a intuição pode se expressar.
Obrigada à comunidade Terra Mirim que nos permitiu essa fantástica experiência. Obrigada à XamAM Alba Maria.

Hey Xamã!

(por Débora Nunes)




PROGRAMAÇÃO

Tema:  Intuição, criatividade e arte, e diálogos com o outro enquanto humano, animal, vegetal e com outras dimensões energéticas.

Sexta (noite) - Filme sobre a experiência de Jill Bolte Taylor e discussão sobre intuição com Stella Barros.

Sábado, pela manhã - partilhando da Mirim (limpando e cuidando dos espaços comuns), esse serviço é realizado até às 11:30hs quando em seguida faremos meditação silenciosa no templo de meditação. Por favor cheguem até 09:00hs

12:30 hs almoço

14:30 hs encontro na escola ecológica da Mirim para rodas de conversa, trocas de saberes. Estarão à frente: Joseh, Dahvii e Babuca.Finalização entre 17 e 17;30hs 

22:00hs Ritual da lua minguante. (opcional) 



Domingo - Manhã - partilhando da Mirim (como no sábado) até ãs 10:00hs, em  seguida diálogos com tema de troca da experiencia vivida.

Tarde - rodas de conversas com o tema das trocas da experiencia vivida. Finalização: 15:30hs

O tema intuição será vivenciado durante as práticas realizadas.

Muita paz.





.

Artigos Relacionad

0 comentários:

Postar um comentário