Escola de Sustentabilidade Integral

~ aulas encontros 2016

Encontros de OUTUBRO/2016




"Começamos nosso encontro com um café maravilhoso, com muita fartura recebidos por um casal, ISA e IVONILDO com todo carinho e receptividade. Aliás, as nossas refeições foram perfeitas com uma comida fantástica. Sábado Marcelo nos presenteou com muito conhecimento em ASTROLOGIA me trouxe a importância do autoconhecimento e como ela pode nos ajudar. Ainda no sábado, nossa querida professora Débora me fez perceber a importância da Economia Solidária. Mas, principalmente onde ainda tenho um longo caminho a ser percorrido." (Cris) 

"Os encontros da Escola têm sido cada vez mais emocionalmente intensos. A experiência de mediar a leitura coletiva de mapa astral foi muito rica, me senti realizado vendo as pessoas se encontrando naquele diagrama difuso que é o mapa natal. o exercício da tarde de sábado, sobre como reagiríamos em um cenário de colapso, também ajudou muito no processo de trazer para a consciência certos aspectos da personalidade, e também como teremos um papel importante em certos tipos de situações limite. A conversa com Marcos Arruda também foi enriquecedora. Para finalizar precisaria de mais duas páginas, para conseguir descrever a natureza fantástica de Aratuba." (Marcelo)

"Minha experiência inicial foi na viagem de barco, na travessia, e depois na chegada no Condomínio, com o "cartão de visita" que marcou toda a nossa permanência que foi a alimentação, rica e farta! Este "banquete" se repetiu, e evidenciou que a gastronomia deve ter enfase nos próximos cursos, em todas as etapas, cultivo (origem), compra, processamento, elaboração e descarte, Destaque para a aula de astrologia e a roda de conversa com Marcos Arruda. O local é aprazível e propício para as atividades. Sugiro que se tente sensibilizar a comunidade para a necessidade de se trazer um trabalho ambiental na praia." (Zanatta)

"A nossa chegada a ilha já dizia o que estava por vir. A chegada de uma tempestade era eminente e os raios iluminaram o céu, delatando o energético fim de semana que estaríamos a ter, Uma mesa farta todos os dias em todas as refeições, um ótimo preparo para os momentos de autoconhecimento que vivenciaríamos. Nunca imaginei que me conhecer através da astrologia fosse tão intenso. Influências, planetas, arquétipos, inclinações, histórias, porquês, tudo parte de um todo que constituiu, constitui e lhe constituirá. Como se não bastasse a intensidade em me conhecer, vivenciei uma das conversas mais intensas da minha vida. Por videoconferência vimos e ouvimos Marcos Arruda relatar sua trajetória até a economia solidária, seus obstáculos, suas perspectivas, experiências. Me senti preparado para o que está por vir, sei que não estou sozinho e estarei me preparando cada vez mais para os desafios a frente. Feliz em ser aluno, essa é a E.S.I." (Ítalo)

"No final do sábado, após o intenso e profundo testemunho de Marcos Arruda, fomos caminhar na praia, já noite, em silêncio sintonizando nossa respiração com o vai e vem das ondas do mar... momento de paz, conexão, harmonia; perto do povoado, fomos até uma bela amendoeira, e tocamos nela, todos juntos, pudemos senti-la, sentir a batida dos nossos corações, e após um certo tempo, senti como se fosse um só coração, nós todos, a amendoeira, e isso me deu mais uma vez certeza de que somos uma ínfima parte do todo indissociável..." (Emerson)

"A conversa com Marcos Arruda por skype para mim foi algo muito lindo, tanto pela forma quanto pelo conteúdo. Nós ficamos sentados ao ar livre, bem juntinhos, para poder ouvir e ver Marcos pelo celular de Emerson (que foi o único no qual a internet funcionou...). A concentração e o silêncio de todos foi tocante. O conteúdo foi encantador pela longa história desse herói nacional que é Marcos Arruda, combatente contra a ditadura, que foi preso, torturado quase até a morte e exilado por uma década fora de seu país. Com sua sabedoria Marcos entendeu sua humilde contribuição na longa marcha de evolução  humana, perdoar seus algozes e dedicar-se a buscar a coerência entre o que diz, pensa e faz, ao longo de toda a sua vida. Foi impressionante e nos tocou muito ver Marcos falar de sua compreensão sobre Deus: um ser externo e punidor, para um ser interno, amante, que guia a vida e o amor pelos outros e por si mesmo.
Outra experiência marcante desse final de semana foi a aula de Vicente Aguiar, que nos esclareceu sobre o imenso poder do capitalismo informacional comparado ao capitalismo tradicional, assim como as possibilidades das redes sociais e do movimento dos softwares livres em apoio à sociedade civil." (Débora)

"Durante a manhã de domingo tivemos uma oficina com Vicente Aguiar, um dos sócios-fundadores da COLIVRE, empreendimento de softwares livres baseado na lógica da economia solidária que teve dentre suas criações, o Noosfero que é um software livre para redes sociais.
Inicialmente ele enfatizou a necessidade de se romper com o tabu do dinheiro, essa sombra que acompanha as empresas de economia solidária, afinal de contas, estamos inseridos numa sociedade capitalista e existe a necessidade de que hajam frutos em prol do sustento daqueles que trabalham com isso. Há, então, que se desmistificar e superar a associação do dinheiro como algo negativo e diabólico.
Vicente contou-nos que tudo começou com a BANSOL que foi uma experiência autogestionária, visceral e autopedagógica desenvolvida por estudantes dos cursos de Administração, Economia, Direito, e após, Ciências da Computação da UFBA.
E num verdadeiro “boom” de informações valiosas, até então desconhecidas por nós, tratando sobre Autonomia e Liberdade em Tempo de Capitalismo Informacional, Aguiar considerou que revoluções tecnológicas tem que ser, antes de tudo, pensadas. E o movimento de Software Livre, é, antes de tudo, de contracultura, da cultura hacker, pois respeita a liberdade e a noção de comunidade do usuário, permitindo-lhe, entre outras coisas, distribuir e mudar o software. Não há, portanto, como se pensar numa sociedade livre, sem internet livre, sem software livre, uma vez que isso nada mais é que autosustentabilidade na economia solidária. E concluiu ressaltando que é preciso se estabelecer uma relação harmônica, de naturalidade com o que o ser humano criou.
Indicações de Livros: 
Vita Brevis - Jostein Gaarder;
Programe ou Seja Programado - Douglas Rushkoff;
Da Contracultura a Cibercultura - Fred Turner.
Estes dois últimos, em inglês." (Virgínia Valadares)







PROGRAMAÇÃO:
Tema: Economia Solidária, Internet, softwares livres e redes sociais 

Sexta 07/10

Ida: Pegar barca das 17h (para pegar o por do sol), atrás do Mercado Modelo

Chegada em Mar Grande: tomar van para Caixa Prego, descer no Condomínio Enseada de Aratuba

Jantar: Restaurante de Ivonildo e Isa, no próprio condomínio

Encontro da noite, na praia: Fechar programação da Tenda Ambiental no Brechó, de responsabilidade coletiva, sob coordenação de Ítalo Starteri;


Sábado 08/10

Manhã:
7:30h Café da manhã (restaurante de Isa)
8:00 às 9:00h Vivência do Mar (caminhada e meditação ao ritmo das ondas)
9:30h às 11:30h Trabalho de autoconhecimento utilizando a Astrologia para empreender autotransformação rumo à Sustentabilidade Integral, sob responsabilidade de Marcelo Alexandrino
11:30h às 12:30h Tempo do cuidado. Uso de argila para cura e banho de mar.

Tarde:
12:30h e 13:30h Almoço (restaurante de Isa)
13:00h às 14:30h Descanso
14:30h às 16:30h Exposição e discussão sobre Economia Solidária e softwares livres, com Vicente Aguiar e Débora Nunes
16:30h bate papo por Skype com Marcos Arruda
17:30h Partilha

Noite: Jantar com piquenique na beira da praia, fornecido por Isa


Domingo 09/10

Manhã:
7:30h Café da manhã (restaurante de Isa)
8:00 às 9:00h Vivência do Mar (exercícios meditativos coletivos na água do mar)
9:30h às 11:30h Exposição e discussão sobre Redes Sociais, Internet e Capitalismo informacional, com Vicente Aguiar
11:30h às 12:30h Tempo do cuidado. Massagem com óleos, alongamentos e banho de mar.

Tarde:
13:00h e 14:00h Almoço (restaurante de Isa)

Tarde livre. A hora do retorno para Salvador será decidida individualmente



.

Artigos Relacionad

0 comentários:

Postar um comentário