Escola de Sustentabilidade Integral

~ aulas encontros 2016 sítio do futuro

Encontros de MAIO/2016

Encontros no Sítio do Futuro/Fazenda Boa Vista (Por Eduardo Zanatta)

Esse foi o encontro mais doce que tive em minha vida. Começou com o Engenho de Cana, onde saboreamos rapadura e melaço, feitos de uma forma bem natural. Seguido de uma paz profunda na Capela da Fazenda Bela Vista: Uma capela de quase cem anos de construção, com meditação e uma força somada de todos os  colegas com suas energias brilhantes e afetuosas, uma aura azul cheia de luz: Isso é que é integração.

Na busca das cachoeiras, através de trilhas com árvores lindas e frondosas, canto de pássaros e depois um banho gelada num poço maravilhoso, vi como tudo isso faz bem à nossa saúde mental, física e principalmente espiritual.

Plantamos árvores e sementes, numa Agrofloresta, já trabalhada e que pra mim foi uma experiência nunca vivida, uma experiência inesquecível e que me ensinou muito, pois vivenciamos a dificuldade de plantar, tendo cuidados com as plantas e sentindo a resposta da natureza nessa contribuição tão ínfima que prestamos a ela, de onde tiramos tanto e somos presenteados incessantemente e sem limites.

Unindo tudo que fizemos juntos, demonstramos, em cada encontro, o aprendizado da integração de todos, com a contribuição de seus ensinamentos, formando uma consciência, cada vez maior, de que temos muito a fazer e que é possível fundar nossa Comunidade Sustentável. (Por Asdrubal Alvim)

Encontros no Sítio do Futuro/Fazenda Boa Vista (Por Eduardo Zanatta)

A visita das pessoas que integram hoje a Escola de Sustentabilidade Integral ao Sítio do Futuro foi a realização de um projeto há muito tempo sonhado. Para as pessoas da região, toda a proposta do Sítio é de díficil compreensão, até abstrata, embora estejam lá a simplicidade, a reciclagem, o foco nas pessoas e o respeito à Natureza e a colaboração com ela de forma muito vívida. A compreensão do conceito de Permacultura que está por tras de tudo que fazemos lá certamente foi reforçada com a presença dessa turma incrível de gente generosa, ecológica e de conversa nem um pouco "aguada". Para meu pai, Dr João, para Josiel e Adla, que trabalham conosco, e para S. Zé de Terto, nosso mestre local, certamente vocês foram a prova de que há uma rede de pessoas que comungam das ideias que se expressam na forma como conduzimos o Sítio do Futuro. Vocês reforçaram nosso campo energético e certamente o trabalho que fazemos lá se tornará mais fácil, pois mais compreendido. (Por Débora Nunes)

Artigos Relacionad

0 comentários:

Postar um comentário