Escola de Sustentabilidade Integral

~

PERMACULTURA E MEDITAÇÃO, 
Carnaval 2018, no Sítio do Futuro

Alto do parque horizontal 
A Escola de Sustentabilidade Integral - ESI, levou um grupo de 12 exploradores de si e do mundo para vivências com a Natureza e em sintonia com a Alma, em Miguel Calmon, nas imediações do Parque das Sete Passagens. Como disse alguém que estava lá, permacultura e meditação são dois lados da mesma busca de harmonia: pra fora e pra dentro.

Preparando pancsTodxs pintandoPeneirando o barro da tinta

O Sítio do Futuro, que há dez anos vem sendo reflorestado e que produz frutas, raízes, folhas, ervas e legumes livres de agrotóxicos e de fertilizantes, acolheu a todos/as com alegria e beleza.  Os passarinhos, as borboletas, os sapos, as corujas, as iguanas e os jabutis, também. As agroflorestas do Sítio mostraram o caminho da produção de alimentos de forma que enriquece o solo e a biodiversidade, tão diversa do mórbido agronegócio.  Minha alegria de ver aquele ambiente pronto para acolher pessoas buscando uma transição para outro tipo de vida, calma, simples e abundante, cooperativa e alegre, foi enorme. 
A sede de campo da ESI, em contrução, permitiu uma oficina de pintura de terra, divertida e inspiradora, que mostrou o quanto é possível viver em beleza sem química, honrando a beleza que já está aí, numa explosão de cores da Natureza. A casa em adobe e madeira de reflorestamento, a BET- Bacia de EvapoTranspiração,  que transforma os resíduos da casa em fertilizantes, são outros exemplos de bioconstrução. A alimentação natural, os exercícios físicos feitos logo cedo, a cooperação entre os membros dessa pequena comunidade, os momentos de silêncio e meditação e o apoio das pessoas da região resultaram em bem estar e leveza. 


O Sítio do Futuro e a Escola de Sustentabilidade Integral mostram que o Bem Viver e a alegria que decorrem de uma vida simples, cooperativa e em sintonia com a Natureza estão disponíveis para todo mundo. Milhares de outras iniciativas de permacultura, de autoconhecimento e de vida comunitária ecológica estão por aí. Cada pessoa que quer contribuir para que a humanidade passe a outro patamar de amorosidade precisa viver na prática experiências assim e apoiar aqueles que estão desbravando esse novo mundo, como nós. Venham, estamos abertos a acolhê-los em nossa próxima atividade. Acompanhem a Escola de Sustentabilidade Integral pelas redes sociais e saiba quando:
https://www.facebook.com/escoladesustentabilidadeintegral/
A alegria de son e joana

Viver é bom
 Veja mais comentários de pessoas que participaram dessa vivência:
Victória Leão: http://nasentocas.blogspot.com.br/2018/02/quando-pequenos-temos-como-uma-das.html
Leonardo Arleo: https://www.facebook.com/leonardoarleo/posts/10216609524619312

Joana preserva o sítio

Artigos Relacionad

0 comentários:

Postar um comentário