"A participação da professora Suzana abordando o tema
ecoalfabetização foi fundamental para o aprendizado sobre a teia da vida. A
fala dela suscitou uma série de intervenções que contribuíram para o
entendimento dos conceitos e para uma reflexão acerca de como a Natureza
suporta a vida em REDES. Fizemos um paralelo do tema com o filme AVATAR que foi
ilustrativo e pertinente. Outro assunto que Suzana domina e que nos interessou
por demais foi como saber escutar, que considero fundamental no aprendizado com
o outro." (Eduardo Zanatta)
"O vídeo de Rifken me impressionou pela abordagem que ele fez em termos de conjunções históricas que provocam grandes transformações. Ele diz que a revolução neolítica e as revoluções industriais (1º e 2º), são fruto do passagem de modos de produção de energia e de modos de comunicação. No caso do surgimento das primeiras civilizações Mesopotâmica e Egípcia houve uma mudança de comunicação com a evolução da escrita usada para organizar a agricultura significou o uso de energia solar para produzir cereais em larga escala para alimentar energeticamente a população das cidades que estavam nascendo. Na primeira revolução industrial conjugam-se a imprensa e o acesso dos trabalhadores a leitura com a passagem de energia humana para a energia da máquina. Na segunda revolução industrial foi a invenção da eletricidade conjugada com o telefone, que encurtou distância. Ele prevê uma nova revolução com a conjugação do uso da internet com a produção descentralizada e conectada de energia. O compartilhamento seria a palavra de ordem da revolução em curso." (Débora Nunes)
"Iniciamos um trabalho de análise pessoal com relação a questões de sustentabilidade na vida cotidiana de cada um – gestão do tempo, uso da água, alimentação, contato com a Natureza, resíduos, consumo, etc –, para tomar consciência do que é necessário melhorar através de um questionário simples. Diante desta atividade, cada um iniciou um plano para implementar transformações que gostariam/precisam realizar em busca de uma vida mais coerente e equilibrada." (Lays Britto)
PROGRAMAÇÃO:
5º encontro Escola de Sustentabilidade Integral
22/23/24 julho
Tema: Alfabetização Ecológica
Sexta:
18:30h Avatar visto como uma rota iniciática de educação transformadora e alfabetização ecológica
Sábado:
8:30h Atividade corporal e meditação com visualização criativa sobre infância e adolescência
9:30h Dinâmica de grupo em torno do questionário de auto avaliação enviado e das perguntas em torno do processo de educação de cada um. Evocação das metodologias pedagogia do oprimido, construtivismo, escolas Waldolf, etc
11:30h Hora do cuidado: massagem coletiva, preparo do almoço, mosaico, etc
13h Almoço
13:30h Repouso
14h Alfabetização ecológica com a prof. Dra Suzana Moura
16:30h Roda do grupo para acompanhamento do plano de transição pessoal (2 grupos)
17: Fechamento, por do sol no Porto da Barra
Domingo:
8:30h Atividade corporal e meditação com visualização criativa sobre o futuro
9:30h Educação transformadora: Schumacher College, Jorge Larossa Buendia, Maturana e a encíclica do Papa Francisco, com Emerson Sales
11:30h Hora do cuidado: aplicação de argila, preparo do almoço, mosaico, etc
13h Almoço
13:30h Repouso
14h Projeto de comunidade alternativa: Aprendendo com arte a transição
16:30h Prestação de contas dos recursos da na Escola de Sustentabilidade Integral
17: Fechamento, (vídeo)
5º encontro Escola de Sustentabilidade Integral
Tema: Alfabetização Ecológica
Sexta:
Que lindos... pena que não estive presente! <3
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