ESI
A
compreensão profunda do que significa sustentabilidade exige uma visão integral,
ao mesmo tempo teórica e prática. Essa visão pode inaugurar um novo modo de
viver, que permita a transição para uma sociedade mais justa, ecológica e
democrática. Cada pessoa é parte
dessa transformação e a Escola oferece a formação que a ajuda a ser o que ela
quer ver no mundo.
Três dimensões são abordadas, envolvendo a mente,
o corpo, o coração e alma:
1)
a coletiva e material,
que implica em compreender como o modo de gestão, produção, consumo e descarte da sociedade
atual está fabricando a insustentabilidade e em aprender outros modos de vida;
2)
a individual e
perceptiva, que implica em entender como nossa visão de mundo e ações
cotidianas estão construindo o desastre
e em praticar outras visões e ações;
3)
a emocional e
espiritual, que implica na experiência profunda da unidade de tudo e de todos e
da sacralidade da Vida, que torna a sustentabilidade algo natural a ser
praticado;
Quando, como e onde?
Os locais para as aulas e vivências são inspiradores para um modo de vida
ecológico, sendo o maior número de aulas na Barra, em Salvador. A comunidade de
Terra Mirim, em Simões Filho, o Sítio do Futuro, em Miguel Calmon e a região de
Aratuba, em Vera Cruz, serão locais de encontros.
As dinâmicas dos encontros serão diversas:
desde aulas expositivas teóricas, a oficinas de permacultura, vivências de
vários tipos, práticas corporais, culturais e meditativas, incluindo a preparação
de comida vegetariana. O conhecimento de formas alternativas de vida, a partir
da descrição de experiências nacionais e internacionais e a integração de
práticas escolhidas ao cotidiano dos estudantes, serão acompanhados pelos/as
facilitadores/as.
Quem oferece a formação?
A
formação geral é dirigida por Débora Nunes e Emerson Sales, que coordenam a
Turma I, do final de semana mensal. Débora Nunes coordena a
formação da Turma II nas quartas feiras, apoiada por Vivina Machado. A xamã Alba Maria coordenará as
atividades que serão realizadas na Terra Mirim com as duas turmas e membros da
comunidade facilitarão conjuntamente os trabalhos. Vários/as convidados/as
experientes contribuirão na formação, entre eles Marcos Arruda, Vicente Aguiar,
Suzana Moura, Heliana Mettig, Stella Barros, Marcelo Alexandrino, Italo Starteri, entre outros.
O que os estudantes ganham? Onde poderão atuar e
como?
Ganham conhecimentos e habilidades para a
vida e escolha consciente dos passos a seguir no processo de transição pessoal
e coletiva; se reconhecerão enquanto seres co-criadores e terão ferramentas para
lidarem com os testes da vida nas dimensões pessoal, profissional e social.
Poderão atuar em todos os campos do cotidiano com maior consciência e
assertividade e serem sementes promotoras das transformações necessárias para a
manutenção da vida na Terra.
Investimento:
R$350,00 mês. Partilha para os lanches e
almoços cooperativos. Quando os encontros forem na Terra Mirim, há opção de
hospedagem no local o almoço tem custo de R$22,00 por pessoa. Nas viagens
haverá acomodações simples disponíveis gratuitamente, com divisão de custos de
combustíveis, alimentação, limpeza, etc. Com seu investimento você apoia ainda os projetos ecológicos do Sítio do Futuro e da Fundação Terra Mirim e a Via Vida, Consultoria em Diálogos.
Contatos e informações:
Facebook:
https://www.facebook.com/escoladesustentabilidadeintegral/settings/?tab=admin_roles
Modalidades do Curso
Modalidades do Curso
Finais de semana: Dez encontros, de março a dezembro. Os encontros começam na sexta feira à noite (18:30h às 22:00h = 35h), seguem aos sábados (das 9 às 18h = 90h) e nos domingos das 9 às 13h (40h). Total: 175 h. Duas viagens estão previstas, de sexta a domingo para Miguel Calmon e Aratuba, em Itaparica.
Quartas e sábados: Duas quartas por mês, de julho a junho. Os encontros acontecem nas quartas feiras à noite, das 18:30h às 21:30h, encontros mensais aos sábados, das 9 às 13h. Duas viagens estão previstas, de sexta a domingo para Miguel Calmon e Aratuba, em Itaparica.
Quartas e sábados: Duas quartas por mês, de julho a junho. Os encontros acontecem nas quartas feiras à noite, das 18:30h às 21:30h, encontros mensais aos sábados, das 9 às 13h. Duas viagens estão previstas, de sexta a domingo para Miguel Calmon e Aratuba, em Itaparica.
Módulos do curso: Visão da Unidade mundo interior,
mundo exterior, co criando o Destino
1º semestre:
Módulos que ajudam a ver a Unidade a partir do mundo interior:
Módulos do curso: Visão da Unidade mundo interior, mundo exterior, co criando o Destino
1º semestre: Módulos que ajudam a ver a Unidade a partir do mundo interior:
1. Novos paradigmas: científicos, socioeconômicos e existenciais;
Entendendo a possibilidade de colapso do sistema atual e os limites biofísicos do planeta
2. Sustentabilidade ecológica, saúde integral e autotransformação
Você e a Eco-cidadania. Avalie seu processo.
3. Diálogo e gestão de conflitos e construção de desacordos fecundos
4. Cotidiano de transição para a sustentabilidade: a coerência entre o dizer e o fazer
Oficinas e visita a experiências de Transição
2º semestre: Módulos que ajudam a ver a Unidade a partir do mundo exterior
5) Democracia participativa, novos coletivos cidadãos e dimensão feminina da política
A rede Diálogos em humanidade
6) Teoria Gaia, Permacultura e Agroecologia (agricultura orgânica/ agrofloresta)
Visita ao Sítio do Futuro e cachoeiras do Parque das 7 passagens
7) Comunidades Alternativas, Ecovilas, Cidades em transição
A Experiência de Auroville (Skype com Tapas Bhatt e Aryamani)
8) Economia Solidária, economia compartilhada e economia do amor
Brechó Eco Solidário (28 e 29 de outubro)
9) Intuição, criatividade e arteterapia. Aprendendo com a Natureza
Participação na Escola XamAM
10) Fechamento: Avaliação da experiência do Curso.
Confraternização
1º semestre: Módulos que ajudam a ver a Unidade a partir do mundo interior:
1. Novos paradigmas: científicos, socioeconômicos e existenciais;
Entendendo a possibilidade de colapso do sistema atual e os limites biofísicos do planeta
2. Sustentabilidade ecológica, saúde integral e autotransformação
Você e a Eco-cidadania. Avalie seu processo.
3. Diálogo e gestão de conflitos e construção de desacordos fecundos
Você e sua
missão. Onde você se encontra?
4. Cotidiano de transição para a sustentabilidade: a coerência entre o dizer e o fazer
Oficinas e visita a experiências de Transição
2º semestre: Módulos que ajudam a ver a Unidade a partir do mundo exterior
5) Democracia participativa, novos coletivos cidadãos e dimensão feminina da política
A rede Diálogos em humanidade
6) Teoria Gaia, Permacultura e Agroecologia (agricultura orgânica/ agrofloresta)
Visita ao Sítio do Futuro e cachoeiras do Parque das 7 passagens
7) Comunidades Alternativas, Ecovilas, Cidades em transição
A Experiência de Auroville (Skype com Tapas Bhatt e Aryamani)
8) Economia Solidária, economia compartilhada e economia do amor
Brechó Eco Solidário (28 e 29 de outubro)
9) Intuição, criatividade e arteterapia. Aprendendo com a Natureza
Participação na Escola XamAM
10) Fechamento: Avaliação da experiência do Curso.
Confraternização
JUSTIFICATIVA:
Esses temas
foram escolhidos como forma de encontrar caminhos alternativos ao sistema
atual, insustentável do ponto de vista ecológico, mas também financeiro, social e político e que se revela na
insustentabilidade do cotidiano da maioria das pessoas. Busca-se encarar o
individualismo e o egocentrismo típicos do capitalismo e da sociedade
patriarcal, que se baseiam em uma inteligência exclusivamente mental e que levam
a uma homogeneização da cultura humana, empobrecendo-a, ao ignorar a
inteligência do coração, a intuição e a inteligência do corpo. Decorrem disso a massificação da existência
humana, pelos padrões estreitos de sucesso, pela moda e pelo consumismo
exacerbado que, por sua vez, levam a uma “pegada ecológica” (traço que se deixa
no mundo pelo jeito de caminhar)que ultrapassa os limites da Biosfera. Esse
estado de coisas é mantido e agravado por um sistema político hierárquico,
machista e corrompido, que concentra o poder e esvazia o verdadeiro sentido da
Política.
Esse curso busca
então, por meios mais amplos que a racionalidade e que inclui também aspectos
emocionais, físicos e espirituais, uma revolução silenciosa que reencante o
mundo e afaste as doenças psicossomáticas e a exaustão individual e coletiva
pela vivência infindável da competição. Trabalhamos apontando caminhos teóricos
e práticos, baseados em novos paradigmas, qualificados de quântico, holístico,
ecológico ou sistêmico. Valoriza-se, ao
longo da formação, o contato com o sagrado da Natureza e seus elementos e o
autoconhecimento que permite a autotransformação. Para tal, traremos os temas
acima em seus módulos que preconizam a Unidade e que, alinhados com os novos
paradigmas, percebem que mesmo a ínfima parte – cada um de nós – interfere no
todo. Esses temas serão estudados do ponto de vista de abordagens intelectuais
avançadas, tais como: a Teoria da Complexidade (de Edgar Morin) como uma das bases de compreensão das leis sociais; a
Física Quântica para uma abordagem inicial sobre o funcionamento do Universo;
descrições do funcionamento da Teia da Vida e dos elementos da Sustentabilidade
Integral (de Fitjof Capra), assim como da Biologia Evolucionária (de Elisabet
Sathouris) e a Teoria Gaia (de James Lovelock) para conectar-se com a Vida e
sua dinâmica. Essas e outras bases conceituais ajudarão os estudantes a
integrarem as várias dimensões da existência, exemplificadas, entre outras,
pela Teoria dos Campos Mórficos de Rupert Sheldrake, pelas práticas das
Constelações Familiares de Bert Hellinguer, pela sabedoria ancestral do
Xamanismo (por Alba Maria), pela inovação política dos Novos Coletivos Cidadãos
(de Débora Nunes et Ivan Malcheff), entre outros.
Organização de um encontro típico da Escola, que fará sempre a vinculação entre o mundo externo e o mundo interior:
TURMA I
Horário
|
Atividade
|
Sentido
|
Facilitadores/as
|
Observações
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sexta-feira,
18:30h às 22:00h
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Lanche colaborativo, Filme e discussão
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Encontro relaxado, passar conteúdo de forma leve, discutir
o tema do encontro livremente
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Débora e Emerson
|
Os filme são acessíveis no blog da ESI
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Sábado e domingo
9 as 9:45h
|
Acolhimento, cuidando do corpo e da alma
|
Construir uma real presença (física, mental,
afetiva e espiritual) dos participantes no encontro;
|
Débora
|
Meditação - Diferentes técnicas meditativas e de
respiração serão propostas
|
9:45h /11:45h
|
Exposição/Oficinas
O que está acontecendo de inspirador/desafiador?
|
Entender os desafios e conhecer diferentes
experiências de Transição para um mundo melhor
|
Facilitadores/as
e professores/as convidados/as
|
Afiar a compreensão.
Nutrir a esperança.
|
11: 45/13:00h
|
Momento do
cuidado
|
O grupo se divide para
preparar os alimentos ou consertar objetos e roupas, jardinagem, compostagem,
limpeza, etc).
|
Todos/as
|
Esse é o PARTILHANDO, atividades de serviço, para
si, para o grupo e para o mundo
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13:00/13:30h
|
Alimentar-se
|
Prana, alimento, afetividade, rituais
|
Todos/as
|
Ritual de gratidão, momento de partilha e alegria
|
13:30/14h
|
Descanso
|
Soneca, relaxamentos, atividades artísticas suaves
|
Todos/as
|
Aprender a desconectar, a fazer nada, descansar
|
14/16h
|
Exposição/Oficinas
O que está acontecendo de inspirador/desafiador?
|
Construir o conhecimento acerca da história e
atualidade humanas, da Teia da Vida e
do Universo.
(exposição de dados, análises, comparações,
pequenos filmes e entrevistas)
|
Facilitadores/as
e professores/as convidados/as
|
Aprofundar o conhecimento do mundo, mostrar
caminhos possíveis.
Os temas escolhidos devem ser explorados também
sob um prisma sagrado
|
16/17hs
|
Roda do grupo, vivências, saberes e prosas
|
Acompanhamento dos estudantes com feed backs do processo de cada um e do
grupo
|
Todos/as
|
Desenvolver o sentido de co-responsabilidade,
resolver temas práticos, etc
|
17/18h
|
Fechamento:
cuidando do corpo e saindo em paz; Meditação final
|
Permitir a integração consciente das vivências do
dia no corpo e na alma dos participantes;
|
Emerson
|
Alongamento
|
TURMA II
Quarta-feiras/Filme
|
Quarta-feiras/Aula
|
Encontro no sábado
|
18:30/ 18:50h Lanche colaborativo
18:50h /19:15h Alongamento e
Meditação
19:15 a 21:00h Filme do mês
21:00 a 21:30 – Roda de Conversa inspirada
|
18:30/ 18:50h Lanche colaborativo
18:50h /19:15h Alongamento e
Meditação
19:15 a 21:15 – Exposição sobre “O
que está acontecendo de inspirador?” Ou “O que está nos desafiando?”
21:15 a 21:30 – Roda de discussão
|
8:30/ 9:00h Alongamento e Meditação
9:00h /11:00h
Oficina ou Aula expositiva
11:00h preparo do almoço vegetariano
12:30h Almoço
13h descanso
|
Os
participantes levarão tarefas a serem realizadas em casa (tipo respiração
consciente todo dia, resposta a questionários ou aprendizado de determinada
técnica, ou diminuição da pegada ecológica ao longo do curso). Eles serão
acompanhados individualmente pelos/as facilitadores, se demandarem. Se os
grupos estiverem dispostos, poderá ser proposto um exercício em equipe ao longo
de toda a formação no qual se construirá as bases de uma comunidade sustentável,
justa e democrática, com seus objetivos, sonhos, princípios e recomendações
sobre todos os aspectos da vida cotidiana. Haverá equipes que tratarão dos
temas habitação, espaço público, alimentação e saúde, gestão coletiva,
tecnologias sustentáveis, financiamento, etc.. O projeto será discutido
enquanto um “novo coletivo cidadão” (Nunes e Maltcheff, 2014), com suas
potencialidades e problemas, cotejando com a experiência vivida em Terramirim e
Auroville, segundo o testemunho de seus moradores.