Escola de Sustentabilidade Integral

~

                                     ESI                                  

A compreensão profunda do que significa sustentabilidade exige uma visão integral, ao mesmo tempo teórica e prática. Essa visão pode inaugurar um novo modo de viver, que permita a transição para uma sociedade mais justa, ecológica e democrática. Cada pessoa é parte dessa transformação e a Escola oferece a formação que a ajuda a ser o que ela quer ver no mundo.

Três dimensões são abordadas, envolvendo a mente, o corpo, o coração e alma:
         1)      a coletiva e material, que implica em compreender como o modo de gestão,  produção, consumo e descarte da sociedade atual está fabricando a insustentabilidade e em aprender outros modos de vida;
         2)      a individual e perceptiva, que implica em entender como nossa visão de mundo e ações cotidianas  estão construindo o desastre e em praticar outras visões e ações;
             3)      a emocional e espiritual, que implica na experiência profunda da unidade de tudo e de todos e da sacralidade da Vida, que torna a sustentabilidade algo natural a ser praticado;

Quando, como e onde?




Os locais para as aulas e vivências são inspiradores para um modo de vida ecológico, sendo o maior número de aulas na Barra, em Salvador. A comunidade de Terra Mirim, em Simões Filho, o Sítio do Futuro, em Miguel Calmon e a região de Aratuba, em Vera Cruz, serão locais de encontros.
As dinâmicas dos encontros serão diversas: desde aulas expositivas teóricas, a oficinas de permacultura, vivências de vários tipos, práticas corporais, culturais e meditativas, incluindo a preparação de comida vegetariana. O conhecimento de formas alternativas de vida, a partir da descrição de experiências nacionais e internacionais e a integração de práticas escolhidas ao cotidiano dos estudantes, serão acompanhados pelos/as facilitadores/as.

Quem oferece a formação?
A formação geral é dirigida por Débora Nunes e Emerson Sales, que coordenam a Turma I, do final de semana mensal. Débora Nunes coordena a formação da Turma II nas quartas feiras, apoiada por Vivina Machado. A xamã Alba Maria coordenará as atividades que serão realizadas na Terra Mirim com as duas turmas e membros da comunidade facilitarão conjuntamente os trabalhos. Vários/as convidados/as experientes contribuirão na formação, entre eles Marcos Arruda, Vicente Aguiar, Suzana Moura, Heliana Mettig, Stella Barros, Marcelo Alexandrino, Italo Starteri, entre outros. 

O que os estudantes ganham? Onde poderão atuar e como?
Ganham conhecimentos e habilidades para a vida e escolha consciente dos passos a seguir no processo de transição pessoal e coletiva; se reconhecerão enquanto seres co-criadores e terão ferramentas para lidarem com os testes da vida nas dimensões pessoal, profissional e social. Poderão atuar em todos os campos do cotidiano com maior consciência e assertividade e serem sementes promotoras das transformações necessárias para a manutenção da vida na Terra.

Investimento:
R$350,00 mês. Partilha para os lanches e almoços cooperativos. Quando os encontros forem na Terra Mirim, há opção de hospedagem no local o almoço tem custo de R$22,00 por pessoa. Nas viagens haverá acomodações simples disponíveis gratuitamente, com divisão de custos de combustíveis, alimentação, limpeza, etc. Com seu investimento você apoia ainda os projetos ecológicos do Sítio do Futuro e da Fundação Terra Mirim e a Via Vida, Consultoria em Diálogos.

Contatos e informações:
E-mail para inscrições: escolasustentabilidadeintegral@gmail.com 
Facebook: https://www.facebook.com/escoladesustentabilidadeintegral/settings/?tab=admin_roles

Modalidades do Curso


Finais de semana:  Dez encontros, de março a dezembro. Os encontros começam na sexta feira à noite (18:30h às 22:00h = 35h), seguem aos sábados (das 9 às 18h = 90h) e nos domingos das 9 às 13h (40h). Total: 175 h. Duas viagens estão previstas, de sexta a domingo para Miguel Calmon e Aratuba, em Itaparica. 

Quartas e sábados: Duas quartas por mês, de julho a junho. Os encontros acontecem nas quartas feiras à noite, das 18:30h às 21:30h, encontros mensais aos sábados, das 9 às 13h. Duas viagens estão previstas, de sexta a domingo para Miguel Calmon e Aratuba, em Itaparica. 

Módulos do curso: Visão da Unidade mundo interior, mundo exterior, co criando o Destino
1º semestre:

Módulos que ajudam a ver a Unidade a partir do mundo interior:
  
Módulos do curso: Visão da Unidade mundo interior, mundo exterior, co criando o Destino

1º semestre:  Módulos que ajudam a ver a Unidade a partir do mundo interior:

1. Novos paradigmas: científicos, socioeconômicos e existenciais;
Entendendo a possibilidade de colapso do sistema atual e os limites biofísicos do planeta

2. Sustentabilidade ecológica, saúde integral e autotransformação
Você e a Eco-cidadania. Avalie seu processo.

3. Diálogo e gestão de conflitos e construção de desacordos fecundos
Você e sua missão. Onde você se encontra?

4. Cotidiano de transição para a sustentabilidade: a coerência entre o dizer e o fazer
Oficinas e visita a experiências de Transição

2º semestre: Módulos que ajudam a ver a Unidade a partir do mundo exterior

5) Democracia participativa, novos coletivos cidadãos e dimensão feminina da política
A rede Diálogos em humanidade

6) Teoria Gaia, Permacultura e Agroecologia (agricultura orgânica/ agrofloresta)
Visita ao Sítio do Futuro e cachoeiras do Parque das 7 passagens

7) Comunidades Alternativas, Ecovilas, Cidades em transição
A Experiência de Auroville (Skype com Tapas Bhatt e Aryamani) 

8) Economia Solidária, economia compartilhada e economia do amor
Brechó Eco Solidário (28 e 29 de outubro)

9) Intuição, criatividade e arteterapia. Aprendendo com a Natureza
Participação na Escola XamAM

10) Fechamento: Avaliação da experiência do Curso.
Confraternização


JUSTIFICATIVA:

Esses temas foram escolhidos como forma de encontrar caminhos alternativos ao sistema atual, insustentável do ponto de vista ecológico, mas também financeiro,  social e político e que se revela na insustentabilidade do cotidiano da maioria das pessoas. Busca-se encarar o individualismo e o egocentrismo típicos do capitalismo e da sociedade patriarcal, que se baseiam em uma inteligência exclusivamente mental e que levam a uma homogeneização da cultura humana, empobrecendo-a, ao ignorar a inteligência do coração, a intuição e a inteligência do corpo.  Decorrem disso a massificação da existência humana, pelos padrões estreitos de sucesso, pela moda e pelo consumismo exacerbado que, por sua vez, levam a uma “pegada ecológica” (traço que se deixa no mundo pelo jeito de caminhar)que ultrapassa os limites da Biosfera. Esse estado de coisas é mantido e agravado por um sistema político hierárquico, machista e corrompido, que concentra o poder e esvazia o verdadeiro sentido da Política.
Esse curso busca então, por meios mais amplos que a racionalidade e que inclui também aspectos emocionais, físicos e espirituais, uma revolução silenciosa que reencante o mundo e afaste as doenças psicossomáticas e a exaustão individual e coletiva pela vivência infindável da competição. Trabalhamos apontando caminhos teóricos e práticos, baseados em novos paradigmas, qualificados de quântico, holístico, ecológico ou sistêmico.  Valoriza-se, ao longo da formação, o contato com o sagrado da Natureza e seus elementos e o autoconhecimento que permite a autotransformação. Para tal, traremos os temas acima em seus módulos que preconizam a Unidade e que, alinhados com os novos paradigmas, percebem que mesmo a ínfima parte – cada um de nós – interfere no todo. Esses temas serão estudados do ponto de vista de abordagens intelectuais avançadas, tais como: a Teoria da Complexidade (de Edgar Morin) como uma das  bases de compreensão das leis sociais; a Física Quântica para uma abordagem inicial sobre o funcionamento do Universo; descrições do funcionamento da Teia da Vida e dos elementos da Sustentabilidade Integral (de Fitjof Capra), assim como da Biologia Evolucionária (de Elisabet Sathouris) e a Teoria Gaia (de James Lovelock) para conectar-se com a Vida e sua dinâmica. Essas e outras bases conceituais ajudarão os estudantes a integrarem as várias dimensões da existência, exemplificadas, entre outras, pela Teoria dos Campos Mórficos de Rupert Sheldrake, pelas práticas das Constelações Familiares de Bert Hellinguer, pela sabedoria ancestral do Xamanismo (por Alba Maria), pela inovação política dos Novos Coletivos Cidadãos (de Débora Nunes et Ivan Malcheff), entre outros.

Organização de um encontro típico da Escola, que fará sempre a vinculação entre o mundo externo e o mundo interior:

TURMA I
Horário

Atividade
Sentido
Facilitadores/as
Observações
sexta-feira,
18:30h às 22:00h

Lanche colaborativo, Filme e discussão
Encontro relaxado, passar conteúdo de forma leve, discutir o tema do encontro livremente
Débora e Emerson
Os filme são acessíveis no blog da ESI
Sábado e domingo
9 as 9:45h
Acolhimento, cuidando do corpo e da alma
Construir uma real presença (física, mental, afetiva e espiritual) dos participantes no encontro;
Débora
Meditação - Diferentes técnicas meditativas e de respiração serão propostas
9:45h /11:45h
Exposição/Oficinas
O que está acontecendo de inspirador/desafiador?
Entender os desafios e conhecer diferentes experiências de Transição para um mundo melhor
Facilitadores/as  e professores/as convidados/as
Afiar a compreensão.
Nutrir a esperança.
11: 45/13:00h
 Momento do cuidado
O grupo se divide para preparar os alimentos ou consertar objetos e roupas, jardinagem, compostagem, limpeza,  etc).
Todos/as
Esse é o PARTILHANDO, atividades de serviço, para si, para o grupo e para o mundo
13:00/13:30h
Alimentar-se
Prana, alimento, afetividade, rituais
Todos/as
Ritual de gratidão, momento de partilha e alegria
13:30/14h
Descanso
Soneca, relaxamentos, atividades artísticas suaves
Todos/as
Aprender a desconectar, a fazer nada, descansar
14/16h
Exposição/Oficinas
O que está acontecendo de inspirador/desafiador?
Construir o conhecimento acerca da história e atualidade humanas,  da Teia da Vida e do Universo.
(exposição de dados, análises, comparações, pequenos filmes e entrevistas)
Facilitadores/as  e professores/as convidados/as


Aprofundar o conhecimento do mundo, mostrar caminhos possíveis.
Os temas escolhidos devem ser explorados também sob um prisma sagrado
16/17hs
Roda do grupo, vivências, saberes e prosas
Acompanhamento dos estudantes com feed backs do processo de cada um e do grupo
Todos/as

Desenvolver o sentido de co-responsabilidade, resolver temas práticos, etc
17/18h
Fechamento:  cuidando do corpo e saindo em paz; Meditação final
Permitir a integração consciente das vivências do dia no corpo e na alma dos participantes;
Emerson
Alongamento


TURMA II



Quarta-feiras/Filme
Quarta-feiras/Aula
Encontro no sábado
18:30/ 18:50h Lanche colaborativo
18:50h /19:15h Alongamento e Meditação
19:15 a 21:00h Filme do mês
21:00 a 21:30 – Roda de  Conversa inspirada
18:30/ 18:50h Lanche colaborativo
18:50h /19:15h Alongamento e Meditação
19:15 a 21:15 – Exposição sobre “O que está acontecendo de inspirador?” Ou “O que está nos desafiando?”
21:15 a 21:30 – Roda de discussão
8:30/ 9:00h Alongamento e Meditação
9:00h /11:00h
Oficina ou Aula expositiva
11:00h preparo do almoço vegetariano
12:30h Almoço
13h descanso
  
Os participantes levarão tarefas a serem realizadas em casa (tipo respiração consciente todo dia, resposta a questionários ou aprendizado de determinada técnica, ou diminuição da pegada ecológica ao longo do curso). Eles serão acompanhados individualmente pelos/as facilitadores, se demandarem. Se os grupos estiverem dispostos, poderá ser proposto um exercício em equipe ao longo de toda a formação no qual se construirá as bases de uma comunidade sustentável, justa e democrática, com seus objetivos, sonhos, princípios e recomendações sobre todos os aspectos da vida cotidiana. Haverá equipes que tratarão dos temas habitação, espaço público, alimentação e saúde, gestão coletiva, tecnologias sustentáveis, financiamento, etc.. O projeto será discutido enquanto um “novo coletivo cidadão” (Nunes e Maltcheff, 2014), com suas potencialidades e problemas, cotejando com a experiência vivida em Terramirim e Auroville, segundo o testemunho de seus moradores.