Escola de Sustentabilidade Integral

~ aulas

Encontros de Março - 2017


ENCONTROS DE MARÇO - 2017



Sexta-Feira: 24/03

Nossa sexta-feira começou na escola com um lanche compartilhado entre todos os alunos, seguido de um lindo vídeo (Um derrame de Lucidez) que nos inspirou à uma discussão sobre as possibilidades e acessos ao lado direito no cérebro. 


A conversa começou com experiências pessoais e seguiu a lindas percepções sobre o tema, culminando com uma pergunta/metodologia/reflexão importante que acabou por se tornar recorrente por todo o fim de semana:

O que o amor faria?



Sábado: 25/03

O sábado começou e iniciamos nossas atividades da manhã aprendendo o suryanamaskar (saudação ao sol) com o professor Emerson Sales e em seguida meditamos. Seguimos com uma aula reveladora sobre novos paradigmas, com a professora Débora Nunes e conversamos a respeito do tema e nosso entusiasmo com os novos conhecimentos. Na hora do cuidado fomos divididos em dois grupos de preparo, para o almoço e para a construção de telhas feitas com caixas tetra pak.  A tarde, aprendemos o funcionamento da composteira e iniciamos a terapia do contato com a terra. Demos sequência ao aprendizado entendendo o funcionamento do terraço e a captação e distribuição da água armazenada e reutilizada nos galões instalados. Terminamos o dia admirando o pôr-do-sol no porto da Barra.







Domingo: 26/03

No domingo o dia começou com o grupo aprendendo a acordar os meridianos, cuidar das articulações, saudar o sol e meditar. 


Muito energizados com o começo do dia, seguimos, em silêncio, para o terraço e iniciamos a aula sobre Os limites biofísicos do planeta com o professor Emerson Sales e conversamos a respeito das NOSSAS responsabilidades e possibilidades de mudança para sermos o que queremos ver no mundo e para o mundo. Assistimos a um vídeo, com uma música inspiradora e tocante (Flaira Ferro – Quero me curar de mim)... 



... e nos despedimos do encontro compartilhando nossas percepções e comendo a deliciosa rapadura do sítio do futuro.



PERCEPÇÕES DOS PRIMEIROS ENCONTROS

LERCI

Este fim de semana para mim foi um recomeço: de aprendizagem, de convivência em grupo e até mesmo de sair de casa com algum propósito além das atividades de manutenção da vida da família (em padrões que questiono muito).

As minhas palavras para definir este momento são: começo e perspectiva


EMERSON

Felicidade, substantivo que resume a retomada deste projeto em 2017; O universo trouxe criaturas super interessantes, interessadas, ávidas por conhecimento, e muitos já com alto grau de consciência e conexão; tenho certeza que as trocas serão intensas este ano.

Neste primeiro encontro vimos como se comportam os dois hemisférios cerebrais, e como precisamos incrementar o uso do hemisfério direito para catalisar nossa entrada num novo paradigma civilizacional. Vimos também dados de realidade sobre os limites biofísicos do planeta, e o que podemos fazer para atenuar os impactos e nos preparar para os tempos difíceis que virão.

Tivemos momentos de grande prazer juntos, como no momento de alta gastronomia vegetariana no sábado.


ERICA

Encontrar um espaço onde pessoas pensem de forma similar e tenham uma busca próxima a sua, me faz agradecer a conspiração do universo por este encontro e ter a convicção de que estou cumprindo com a verdade que me proponho neste mundo. 

Que seja um ano próspero de ideias e ações para todos que estão aqui se permitindo e para os que hão de surgir.

A egrégora está lançada.


RUHANA

Trabalhar o corpo, a alma e a mente, entender novas formas de viver e pensar o mundo, e ter a possibilidade de colocar em prática todo esse aprendizado, junto com pessoas que movimentam uma mesma energia, foram e serão presentes neste ano.

Gratidão.


LEONARDO POLLI

Nós e o mundo temos jeito?
Nós e o mundo temos jeito!


LEANDRO

Estar íntegro; Perceber o novo; Realizar trocas; Observar o fogo; Contemplar o céu; Mergulhar de novo e de novo e de novo: Dentro de si.

Minha alma se alegra em estar junto a outras almas pulsantes pelo belo, bom e o bem para nós, para nosso planeta.

Sentir em cada um a vontade por caminhar pela inflexão da mudança, sentir a convergência da vontade de compreender novos paradigmas que nos levarão para realidades outras, começando por nossas próprias casas e vida.

Por nossas próprias mudanças e evolução

CATARINA

Esse primeiro encontro foi muito tocante e muito sensível a cada pequeno momento. Iniciamos com uma bela discussão que fez a gente se conhecer um pouco mais.

O sábado foi um dia incrível e muito enriquecedor. Após a saudação ao sole meditação, tivemos uma bela aula com Débora sobre novos paradigmas que me encantou por mostrar que existem tantas pessoas estudando coisas que há tempos eu acredito.

As atividades práticas foram de muito aprendizado e finalizamos o dia num lindo pôr do sol. O domingo foi mais curto, porém de grande conhecimento técnico com a aula de Emerson que me fez repensar instantaneamente onde vou começar as mudanças práticas do meu dia-a-dia.


THAÍS

Dia de aprendizado sobre uma nova visão.

Pessoas conectadas pela mesma filosofia, fortalecida para continuar dentro de uma realidade, a fazer o que acredito, preservar a natureza, não desistir do ser humano, da sua capacidade de compaixão.

“Uma andorinha só não faz verão.”

A energia e atitude de cada um... faz diferença.


DÉBORA

Ver a escola amadurecendo, já recebendo a segunda turma em melhores condições que a primeira, muito me alegra. Receber novos e novos buscadores, e ter o apoio dos estudantes da primeira turma na avaliação da experiência anterior e na preparação do trabalho desse ano mostra a formação de uma rede. Confio na colaboração e nas redes para que um mundo melhor se constitua.

Acho que estamos no caminho certo.


AMANDA

Um encontro saudável e leve.

Os colegas e mestres se suplementam em ideias e vivências, tornando a essência de cada um ainda mais especial.

A sensação é de um final de semana BEM vivido.

Gratidão por estar aqui, nesse tempo, nesse momento.

Artigos Relacionad

1 comentários: